A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

Disposição do sistema de arquivos

A disposição do sistema de arquivos do Haiku é totalmente transparente, procurando sempre usar nomes inteligíveis para arquivos e pastas, que não obrigam o usuário a adivinhar do que se trata. Arquivos e pastas que são importantes para o funcionamento do sistema são protegidos de ações acidentais pela exibição de um dos seguintes alertas:

achtung-user.png  achtung-system.png

O segundo alerta aparece caso tente renomear ou deletar algo na hierarquia do sistema. Aqui, o botão "Rename" somente estará disponível quando o usuário estiver segurando a tecla SHIFT.

Geralmente, existem dois ramos separados partindo da pasta raiz do volume de inicialização:

/boot/system/ Contém o sistema de arquivos e aplicativos/pacotes compartilhados por todos os usuários.
/boot/home/ Esta é sua pasta pessoal que contém seus dados e configurações e os aplicativos/pacotes que não são compartilhados por todos os usuários.

Enquanto o Haiku não é multiusuário, esta distinção entre arquivos/pacotes compartilhados e não-compartilhados não tem efeito aparente, já que existe apenas um usuário com uma pasta home. Mas, uma vez que haverá suporte para mais usuários eventualmente, faz sentido aprender o caminho correto desde o início.

index A pasta system - /boot/system/

Under Haiku's predecessor BeOS, this folder was named /boot/beos/. You may still find it in some older documentation (e.g. in the original BeBook).
Most of the folders inside /boot/system/ are read-only, which is sensible as they contain the files necessary for Haiku to function correctly and therefore have to be safe from (accidental) alteration. To indicate the write-protection of a folder, its Tracker window has a gray background. The only user-writable folders are:

/boot/system/cache/ Contém arquivos em cache e a pasta temporária vinculada a /tmp/.
/boot/system/non-packaged/ Contém uma hierarquia para arquivos que não são parte de um .hpkg (provavelmente de antigos pacotes BeOS).
/boot/system/packages/ Além de abrigar pacotes de sistema do Haiku, você pode adicionar/remover pacotes compatilhados por todos os usuários.
/boot/system/settings/ Contém definições de todo o sistema.
/boot/system/var/ Contém registros como o syslog (importante quando em problemas) e é a localização padrão para o arquivo swap.

Para mais informações sobre as pastas packages e non-packaged, veja o tópico Instalando aplicativos.

index A pasta home - /boot/home/

Esta pasta lhe pertence. Aqui pode-se criar e eliminar arquivos e pastas do jeito que quiser. (A propósito, o til ("~") é um atalho para sua pasta home, então não deve sempre escrever "/boot/home/" no Terminal.)
Arquivos que você gostaria de compartilhar com outros usuários num futuro ambiente multiusuário devem ser postos fora de /boot/home/. Por exemplo, pode-se criar uma pasta /boot/all-users/ e colocar o material lá.

~/Desktop/  Abriga os arquivos de seu computador. Clicando duas vezes não irá abri-la, por já ser sempre visível. Quando seus arquivos ficarem cobertos por janelas abertas, apenas alterne rapidamente para outro Espaço de Trabalho. Naturalmente, navegar através do clique com o botão direito também é possível.
~/mail/  Esta é a localização padrão para suas mensagens de correio.
~/people/  Esta é a localização padrão para seus arquivos de contato, veja Pessoas.
~/queries/  Consultas são armazenadas aqui, temporariamente por 7 dias, por padrão.

The folder /boot/home/config/ is special: just like /boot/system/ it's mostly under the control of the package management and therefore read-only. Here too, the Tracker windows of these write-protected folders have a gray background. It also contains these similar user-writable folders:

~/config/packages/  Aqui pode-se adicionar/remover pacotes que não são compartilhados por todos os usuários.
~/config/non-packaged/  Contém uma hierarquia para arquivos que não são parte de um .hpkg (provavelmente de antigos pacotes BeOS) e não são compartilhados por todos os usuários.
~/config/settings/  Esta pasta contém as definições de todas as aplicações e certas configurações para o sistema. Algumas aplicações gerenciam suas definições em subpastas próprias, outras simplesmente colocam seu arquivo de configuração aqui.

Para mais informações sobre as pastas packages e non-packaged, veja o tópico Instalando aplicativos.

Aqui estão algumas das mais interessantes subpastas em ~/config/settings/:

boot/  Esta pasta é o local para aqueles Scripts de Usuário que são executados antes ou depois que o sistema inicializa ou é desligado.
boot/launch/  Vínculos para programas ou documentos nesta pasta são automaticamente lançados a cada inicialização do sistema.
beos_mime/  Neste banco de dados MIME o Haiku mantém uma lista de todos os diferentes tipos de arquivos e suas definições.
deskbar/menu/  Copiado ou vinculado a arquivos/pastas/consultas nesta pasta aparece no menu Deskbar.
kernel/drivers/  Existe um arquivo de definições que pode ser de interesse: kernel oferece algumas configurações de baixo nível tais como desabilitar SMP, ativar depuração serial ou habilitar gerenciamento avançado de energia. Ativa-se a linha de configuração removendo o símbolo de comentário "#". Tenha muito cuidado aqui!
Tracker/  Além dos vários arquivos de definição para o Rastreador (Tracker), existem algumas subpastas interessantes:
DefaultFolderTemplate/Mostra e organiza todos os atributos e o tamanho da janela ao seu gosto. Toda nova pasta que for criada a usará como modelo.
DefaultQueryTemplates/Pode-se definir a disposição da janela do resultado de consulta para certos tipos de arquivo. Veja o tópico Consulta: A janela de resultado.
Go/Ponha vínculos para seus locais favoritos aqui para torná-los disponíveis, por exemplo abrir e salvar painéis. Veja o tópico Interface Gráfica de Usuário (GUI) do Haiku: Favoritos e pastas recentes.
Tracker New Template/Adicione um modelo para qualquer tipo de arquivo, o qual estará, então, disponível a partir do menu Arquivo | Novo... do Rastreador (Tracker). Veja o tópico Rastreador (Tracker): trabalhando com arquivos.