A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

appearance-icon_64.pngAparência

Deskbar:Preferências
Localização:/boot/system/preferences/Appearance
Definições:~/config/settings/system/app_server/appearance
~/config/settings/system/app_server/fonts

As preferências de aparência permitem a modificação de certas características visuais do Haiku.

index Fontes

appearance-fonts.png

O Haiku define três fontes padrão para diferentes propósitos. Pode-se definir tipos de fontes planas, negrito e fixas e tamanhos que serão utilizados em todo o sistema. Além disso, existe também uma definição separada para aos fontes usadas nos menus.

index Instalando novas fontes

New fonts that don't come as part of a regular .hpkg package, can be installed by copying them into a subfolder according to the font type (otfonts, psfonts or ttfonts) into their respective non-packaged folder (see topic Filesystem layout). For TrueType fonts that would be:

/boot/system/non-packaged/data/fonts/ttfonts/    para fontes disponíveis a todos os usuários.
/boot/home/config/non-packaged/data/fonts/ttfonts/    para fontes disponíveis apenas para si mesmo.

index Cores

appearance-colors.png

Na guia Cores, pode-se mudar as cores de diferentes partes da interface de usuário. A cor aceita arrastar e soltar de outros programas, permitindo arrastar cores, por exemplo, do WonderBrush, Icon-O-Matic ou da caixa de diálogo do Papel de Parede.

index Decoração de janelas

appearance-decorators.png

Decoração determina a aparência de janelas e todos os elementos da interface de usuário. Atualmente o Haiku vem com apenas uma decoração padrão. Se localizar e instalar outras decorações, pode-se escolher um diferente a partir do menu pop-up.

Haiku's default decorator lets you set the arrow style of the scroll bar: either single arrows at the end of scrollbars to conserve a bit of space, or double arrows — the traditional BeOS way — potentially saving some mouse moving when scrolling up and down or left and right…

index Antisserrilhamento

appearance-antialiasing.png

A guia Antisserrilhamento oferece diferentes definições sobre como as coisas são renderizadas na tela.

index Sugestão de glifo

Uma Sugestão de glifo ativada alinha todas as letras de tal modo que suas bordas verticais e horizontais fiquem exatamente entre dois pixels. O resultado é um contraste perfeito, especialmente ao lidar com preto sobre branco. O texto aparece mais nítido. Existe também uma definição para Apenas fontes monoespaçadas que é especialmente útil em dispositivos com baixa resolução como netbooks. Fontes pequenas podem ficar muito ruins quando a alusão está ligada, mas com esta definição ainda terá a vantagem da alusão para editores de texto e o Terminal.

Veja a diferença que a alusão produz com estas telas ampliadas:

appearance-glyph-off.png
Sugestão: desligada
appearance-glyph-on.png
Sugestão: ligada

Deve-se salientar que todas as janelas de Ampliação nesta página são naturalmente processadas com as diferentes opções apresentadas. Então, tenha uma impressão real das definições pela comparação, por exemplo, com o título em negrito da guia amarela ou o texto "33 x 15 @ 8 pixels/pixel".

index Tipo de antisserrilhamento

Outra técnica para melhorar a renderização é o Antisserrilhamento, que suporta todos os gráficos vetoriais assim como texto. Ele suaviza as linhas pela mudança de cor de certos pixels. Existem dois métodos para isso:

Escala de cinza muda a intensidade dos pixels nas bordas.
Subpixel LCD faz um trabalho ainda melhor, especialmente com monitores LCD (alta resolução). Ao invés da intensidade de um pixel, Ele muda sua cor, o que move uma borda por uma fração de um pixel, porque telas LCD produzem cada pixel com um componente vermelho, verde e azul.

Novamente, os dois diferentes métodos com telas ampliadas:

appearance-glyph-off.png
Escala de cinza, Sugestão: desligada
appearance-subpixel.png
Subpixel LCD, Sugestão: desligada

Antisserrilhamento baseado em subpixel adiciona um suave brilho colorido aos objetos. Algo não tolerado por todos. No Haiku pode-se misturar os dois métodos de antisserrilhamento e encontrar a definição certa pelo uso de um botão deslizante.

This is how hinting with LCD subpixel compares to Grayscale:

appearance-glyph-on.png
Escala de cinza, Sugestão: ligada
appearance-glyph-on-subpixel.png
Subpixel LCD, Sugestão: ligada


Na base da caixa de diálogo estão dois botões:

Padrão redefine tudo para os valores padrão.
Reverter traz de volta as definições que estavam ativas quando iniciou as preferências da Aparência.