Índice
Sistema de correio do Haiku
Utilizando estados personalizados
Utilizando consultas
Mais dicas

Ofinica: Gerenciando o Correio Eletrônico

Esta oficina dá uma geral de como gerenciar correo eletrônico no Haiku. Ela assume que os serviços de correio eletrônico estão corretamente configurados com as preferências de Correio Eletrônico que você esteja acostumado com as funcionalidades básicas do aplicativo Correio.

index Sistema de correio do Haiku

Se vem ao Haiku a partir de outros sistemas operacionais, provavelmente está acostumado com aplicativos grandes como MS Outlook ou Mozilla Thunderbird. Você os configura inserindo todas as informações nos endereços de servidor de correio, etc., e eles utilizam seus próprios bancos de dados de contatos. Eles cuidam de enviar e buscar mensagens e guardá-las em algum grande arquivo especial.
Alterar seu cliente de correio eletrônico pode ser uma chatice com tantos exportar/importar e converter afora. Utilizar mais de um cliente paralelamente para verificar o que está disponível não deixa de ter algum incômodo.

O sistema de correio do Haiku é diferente. Ele desmembra em módulos menores separados.

Existe o mail_daemon que cuida da comunicação com seus servidores de correio. As preferências de Correio Eletrônico é o ponto central para configurar suas contas de correio eletrônico e quantas vezes eles são verificados, por exemplo.

Toda mensagem que é recuperada ou enviada é salva como um arquivo de correio eletrônico único, com seu cabeçalho de informação (como remetente, assunto, data) e estado (como Novo, Respondido, Enviado) em atributos BFS. Isto habilita pesquisar/filtrar com as consultas rápidas do Haiku.

browsing.png

Com cada correio eletrônico estando em um arquivo separado, vê-los torna-se tão fácil quanto navegar através de uma pasta (ou resultado de consulta) de imagens com Mostrar Imagem. Deixando a janela do Rastreador aberta, ver-se-á a seleção movimentando-se entre os arquivos ao usar o botão anterior/próximo para mover entre eles.
Como são arquivos independentes, utilizar outro visualizador que não o Correio do Haiku não causa qualquer problema.

Similarmente, criar uma nova mensagem resulta em apenas outro arquivo que é entregue ao mail_daemon que se encarrega de enviá-lo. O gerenciamento de contatos é cedido para o aplicativo Pessoas.

Em poucas palavras, onde outros clientes de correio fazem tudo, da comunicação com os servidores de correio à oferta de uma visualização de todas as suas mensagens e ferramentas para pesquisá-las e filtrá-las, o Haiku utiliza uma cadeia de ferramentas menores e gerenciamento geral de arquivos:

Especialmente usar o Rastreador e consultas para gerenciar mensagens é uma ideia poderosa. A experiência que você ganha pode ser transferida para qualquer outro problema, como lidar com filmes. Sejam imagens, música, vídeo, contatos ou quaisquer outros documentos, utilizar o Rastreador está no centro de toda a gestão de arquivos.
Também, melhoramentos em quaisquer dessas áreas do sistema beneficiam não apenas o correio eletrônico, mas todos os aplicativos que fazem uso delas.

index Utilizando estados personalizados

Quando navega através de suas mensagens recém-chegadas, pode-se querer voltar para algumas delas mais tarde para pensar sobre o assunto mais profundamente. Enquanto poderia utilizar o menu do Correio Fechar e | Deixar como Não Lida para mantê-las na sua consulta "Novas mensagens", as coisas tendem a se acumular desse jeito...

Uma solução é naturalmente apenas iniciar uma resposta e salvá-la como rascunho. Mas se não pretende escrever uma resposta e apenas quer reler a mensagem mais tarde, isto não é o ideal.

status.png

Melhor utilizar Fechar e | Definir para... para criar um novo estado e utilizá-lo para categorizar sua mensagem. Por exemplo, poder-se-ia chamar o estado "Depois" e então consultá-lo quando encontrar mais tempo.
Ou utilizar diferentes estados para projetos específicos. Por exemplo, eu criei um estado "HUG" (para "Haiku user guide") sob o qual eu coleto toda mensagem que pode influenciar os conteúdos do guia do usuário, como mensagens de commit sobre mudanças no código que alteram ou introduzem alguma funcionalidade ou algo mais que eu sinto que possa melhorar o guia do usuário.
Em todo caso, tente manter o estado com o nome curto. Assim ele sempre ficará em uma coluna "Estado" com largura normal no Rastreador.

Não é preciso abrir uma mensagem com o aplicativo Correio para definir seu estado. Com os adicionais do Rastreador Marcar como Lida e Marcar como... pode-se selecionar alguns arquivos de correio eletrônico e definir seus estados de uma só vez.

index Utilizando consultas

Certo, você especifica uma pasta para armazenar todas as suas mensagens, pode abrí-la e voilà, lá estão todas as suas mensagens. Mas progressivamente a pasta torna-se lotada e mostrar tudo tomará mais e mais tempo com milhares de arquivos e seus atributos sendo analisados e ordenados. Também, na maior parte do tempo você não realmente não liga pra mensagens de dois anos atrás dos príncipes nigerianos e seus problemas com herança...

Muito tempo de preenchimento de uma pasta é gasto em colocar arquivos lidos do disco dentro da ordem correta e exibir na janela. Se precisa abrir uma pasta com um número enorme de arquivos, pode reduzir a espera fazendo a janela do Rastreador "invisível", ou seja, tanto minimizá-la ou mudar para outro espeço de trabalho. Leia Controlador de Processo para ver como ela afeta a utilização da CPU.

Consultas, ao resgate!

Ao utilizar consultas, pode-se visualizar suas mensagens usando seta para baixo. Em verdade, o ícone da caixa de correio na Deskbar utiliza consultas.

daemon-in-deskbar.png

O submenu Abrir Rascunho faz uma pesquisa pelo estado "Rascunho", o qual é definido pelo Correio ao salvar uma mensagem.

Abrir a Pasta Entrada e Abrir a Pasta Correio são apenas vínculos para pastas regulares (e não são muito úteis, na minha opinião).

O submenu # novas mensagens é preenchido por uma consulta por mensagens com o estado "Novo" (a propósito, a mesma consulta é utilizada para mudar o ícone da caixa de correio para mostrar algumas cartas nela).

Pode-se adicionar também suas próprias consultas (ou pastas, aplicativos, scripts, etc.) àquele menu de contexto, colocando-os ou aos seus vínculos dentro de ~/config/settings/Mail/Menu Links.

A consulta ~/config/settings/Mail/mailbox é um caso especial: Ela é executada ao clicar com o botão esquerdo do mouse no ícone da caixa de correio na Deskbar. Se deseja mudar seu comportamento, pode substituí-lo com qualquer outro arquivo (ou vínculo para um arquivo), apenas nomeando-o "mailbox". Ela não tem que ser uma consulta, um vínculo para uma pasta de consultas ou um script ou aplicativo para funcionar corretamente.

index Exemplos de consultas

Eis alguns exemplos de consultas úteis:

query-1.png query-2.png
Isto encontra todos as mensagens com o estado personalizado "Depois". Isto encontra todas as mensagens dos últimos 2 dias.
query-3.png query-4.png
Isto encontra todas as mensagens de Ingo Weinhold das últimas 2 semanas. Isto encontra todas as postagens da lista de commit do Haiku das últimas 12 horas.

index Mais dicas