A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.
Índice
Preparação
Criando um tipo de arquivo personalizado
Ícone
Reconhecimento de arquivo
Descrição
Aplicativo Preferido
Atributos Extra
Indexação
Preenchimento dos dados
Consultando a base de dados

Oficina: Tipos de arquivos, Atributos, Indexação e Consultas

Esta é uma oficina para mostrar o uso dos Atributos, Consultas, a Indexação e Tipos de arquivos personalizados. Como um exemplo, vamos construír uma base de dados para para acmpanhar a nossa biblioteca de DVDs.

index Preparativos

Vamos primeiro decidir que tipo de arquivo e atributos servirão às nossas necessidades. Originalmente, planejei usar um arquivo de marcador com um vínculo à página de filmes IMdB, mas uma vez que o Haiku não tem um navegador "marcável" como o NetPositive do BeOS no momento, vim com essa: o arquivo em si será uma imagem JPEG para a capa do filme.
Com o WebPositive, o Haiku agora tem novamente um navegador usando arquivos de marcador, então poderia muito bem utilizar um arquivo de marcador ao invés de uma imagem como tipo de arquivo básico para nossos arquivos de base de dados.
Em qualquer caso, para estes arquivos adicionamos um par de atributos. Aqui temos que decidir se queremos consultá-lo mais tarde (então temos que adicioná-lo ao indexador) e sendo assim, que tipo de atributo deveria ser. Números (int, float) podem ser avaliados diferentemente de texto (</=/> versus é/contém/começa com).

Eis os atributos que gostaria de ver para meus DVDs:

index Criando um tipo de arquivo personalizado

Inicie as preferências dos Tipos de arquivos e clique no botão Adicionar... abaixo da lista hierárquica na esquerda. Um pequeno diálogo abre e pode-se especificar em qual Grupo MIME seu novo tipo de arquivo residirá. Pode-se também criar um grupo completamente novo. Vamos colocá-lo dentro de "aplicativos" e definir o "Nome Interno" como DVDdb.

filetypes-new-file-type.png

Agora, uma caixa de diálogo para seu novo tipo de arquivo DVDdb se abre:

filetypes-dvddb.png

index Ícone

Clique duas vezes na área do ícone para abrir o Icon-O-Mático e desenhar um ícone para seu tipo de arquivo. Pode-se também arrastar e soltar um ícone da área de ícone de outro tipo de arquivo, talvez como ponto de partida para uma versão modificada.

index Reconhecimento de arquivo

Pode-se adicionar sufixos como .txt, .jpg, .mp3 para reconhecer arquivos por sua extensão. Útil ao trabalhar com arquivos de sistemas sem tipagem MIME. Nós não precisamos disso para nosso exemplo.

index Descrição

index Aplicativo Preferido

Este menu pop-up mostra uma lista de todos os aplicativos que podem manipular este tipo de arquivo em particular. Aqui pode-se escolher qual programa deve abrir este arquivo específico quando lhe damos duplo clique.

Selecionar... abre um diálogo de arquivo onde se escolhe o aplicativo para abrir com este tipo de arquivo. Aqui, nós definimos Mostrar Imagem para exibir a capa do DVD.
O mesmo que... abre um diálogo de arquivo onde se escolhe qualquer arquivo que já tenha a definição do aplicativo preferido que se está procurando.

index Atributos Extra

Here we enter all the custom attributes we decided on in our preparations. Clicking the Add… button opens a panel to enter all the data for the new attribute. You can edit an existing attribute with a double-click.

filetype-extra-attribute.png

Agora, insira todas as informações para nossos atributos:

Nome InternoTipo de atributoindexado?Descrição
DVDdb:titulo text sim Título do filme
DVDdb:genero text sim Gênero
DVDdb:url text não URL
DVDdb:elenco text sim Diretor/Elenco
DVDdb:enredo text não Enredo
DVDdb:avaliacao int-32 sim Avaliação 1 to 10
DVDdb:coord text não Prateleira
DVDdb:emprest text sim Emprestado a

index Indexação

Antes de começarmos a inserir dados em nossa pequena base de dados de DVD, nós devemos adicionar certos atributos ao Indexador. Apenas atributos indexados podem utilizar Consultas rápidas do Haiku.
Então, o que iremos procurar no futuro? Nós provavelmente não perguntaremos "O que está na coordenada B4 em minha prateleira?" ou "A URL do IMdB ou o enredo do filme contém a palavra 'pope-shenooda'?".

Isso nos deixa estes atributos:

Nome InternoTipo de atributo
DVDdb:titulotext
DVDdb:generotext
DVDdb:elencotext
DVDdb:avaliacaoint-32

Para indexá-los, nós abrimos um Terminal e simplesmente adicionamos um atributo após o outro:

mkindex -t string DVDdb:titulo
mkindex -t string DVDdb:genero
mkindex -t string DVDdb:elenco
mkindex -t int DVDdb:avaliacao

A opção -t define o tipo de atributo, o qual é "sequência" para todos menos a avaliação, a qual é um número inteiro.

index Preenchimento dos dados

Agora, tudo está definido e nós podemos começar a colocar alguns dados na nossa base.
Uma vez que nosso arquivo básico é uma imagem de capa, vamos a alguma fonte online como o IMdB, procurar por nosso primeiro filme e salvar a capa ou poster do filme em uma nova pasta onde queremos manter nossos arquivos DVDdb.

Abrindo aquela pasta vemos uma janela típica do Rastreador com uma JPEG nela. Clicando com o botão direito nela, alteramos seu tipo de arquivo para application/DVDdb com o Adicional de Tipo de Arquivo. Existe mais informação sobre isso no documento Tipos de Arquivo.

Agora, ativamos todos os nossos atributos DVDdb a partir do menu Atributos da janela do Rastreador menu of the Tracker window e rearranjamos as colunas a nosso gosto:

filetypes-dvddb-empty.png

Ao clicar num atributo ainda vazio (ou pressionando ALT E) entramos no modo de edição e preenchemos cada atributo. Com TAB and SHIFT TAB podemos navegar entre os atributos.

No nosso exemplo, nós começamos com uma capa JPG baixada e mudamos seu tipo para applications/DVDdb. Existe outra forma elegante de produzir um arquivo para trabalhar com ele. Apenas copie um arquivo vazio de seu tipo de arquivo para /boot/home/config/settings/Tracker/Tracker New Templates e renomeie-o para DVDdb.

Clicando com o botão direito dentro da janela do Rastreador, encontraremos uma nova entrada sob Novo... além do padrão "Nova pasta".

index Consultando a base de dados

Muitas horas de trabalho barulhento depois, temos um pequeno e belo banco de dados que pode ser consultado para encontrar todos os seus filmes de Christina Ricci que possuam nota 7+... :)

Pode-se atribuir uma disposição de atributo sensível para resultados de consulta de um tipo de arquivo específico.
Abra a pasta contendo seus arquivos DVDdb e arrume os atributos da forma como gostaria de ter apresentados os resultados de consulta. Copie esta disposição com Atributos | Copiar disposição.

Open /boot/home/config/settings/Tracker/DefaultQueryTemplates, create a new folder and rename it to group/filetype, replacing slashes with underscores; in our case "application_DVDdb".

Abra a nova pasta e cole dentro a disposição com Atributos | Colar disposição. Voilà:

query-dvddb.png