diskprobe-icon_64.pngAnalisador de Disco

Deskbar:Aplicativos
Localização:/boot/system/apps/DiskProbe
Definições:~/config/settings/DiskProbe_data


O Analisador de Disco é um editor hexadecimal para ver e alterar dados de um arquivo ou num dispositivo em nível de byte. É uma ferramenta de muito baixo nível e tem portanto o potencial para realmente bagunçar as coisas se não for cuidadoso!

Sempre trabalhe com a cópia de segurança de um arquivo e seja extra cuidadoso quando trabalhando diretamente num dispositivo.

Ao iniciar o Analisador de Disco primeiro será perguntado pelo arquivo ou dispositivo a ser trabalhado. Após isso será mostrada esta interface:

diskprobe.png

A visualização principal mostra sempre um bloco de dados, o tamanho dos que pode ser ajustado com Visualizar | Tamanho de Bloco. À esquerda está o deslocamento para o início do bloco, no meio os dados como valores hexadecimais e à direita os mesmos como símbolos ASCII.
Pode-se mover de bloco em bloco com o botão deslizante ou com ALT  e ALT  e alternar entre as colunas HEX e ASCII com TAB.

Bloco | Seleção não apenas exibirá a seleção com diferentes extremidades (e em hexa ou decimal, definido por Visualizar | Base), irá também interpretar a seleção como um bloco deslocado para o qual pode ser pulado. Ele ficará acinzentado se a posição estiver fora do arquivo/dispositivo.
Esta é uma funcionalidade útil principalmente quando se olha para os sistemas de arquivos, como eles frequentemente contém ponteiros para outros blocos.

Se o arquivo que está analisando incluir atributos, o menu Atributos pode ser utilizado para abrir qualquer um deles em uma nova janela do Analisador de Disco. Aqui está o atributo SYS:PACKAGE do aplicativo Sobre o Sistema:

diskprobe-about-attr.png

Dependendo do tipo de atributo, será fornecida uma guia de edição diferente junto com o sempre presente Editor Raw. Por exemplo, existem editores para sequencias e tipos MIME ou um visualizador de ícone para o atributo vectoricon.