diskusage-icon_64.pngUso do Disco

Deskbar:Aplicativos
Localização:/boot/system/apps/DiskUsage
Definições:~/config/settings/DiskUsage


O Uso do Disco mostra graficamente como o espaço nos volumes de disco está sendo utilizado.
Uma ferramenta útil para responder à pergunta, "Para onde foi todo o meu espaço em disco?".

Após carregar, o Uso do Disco mostra apenas uma janela vazia com todos os volumes montados como abas no topo. Poderá escolher aquele no qual está interessado e clicar Examinar para começar a correr pelo disco. Para discos maiores isto pode tomar algum tempo... Enquanto espera, pode mudar para uma guia diferente e começar explorando aquele volume ou começar o processo de exame lá mesmo.
Não é recomendado começar muitos processos de exames concorrentes no mesmo disco físico, o constante reposicionamento das cabeças da unidade irá apenas aumentar a espera.

diskusage.png

Os círculos concêntricos representam diferentes níveis na hierarquia do sistema de arquivos. Acima, o círculo no centro representa a pasta /boot/home/. Cada segmento do anel imediatamente externo àquele círculo é um arquivo ou pasta sob /boot/home/. Cada segmento mais distante nos leva a um nível mais profundo na hierarquia de arquivos. Pode ser necessário redimensionar a janela para acomodar pastas muito profundas.

  • Se a representação gráfica de um arquivo ou pasta compreende menos de dois graus de um círculo, ele é excluído da exibição.
  • O número de arquivos que é relatado para uma pasta inclui arquivos em subpastas também. Uma pasta conta como um arquivo.
  • O Uso do Disco ignora vínculos simbólicos.

Conforme mova o mouse sobre um segmento, informações sobre aquele arquivo ou pasta aparece na barra de status na base da janela.

Clicar com o botão direito do mouse em um segmento abre um menu de contexto para Obter Informações, Abrir (com Rastreador [Tracker]), Abrir com outro aplicativo adequado ou Reexaminar aquela pasta em particular.
Clicar com o botão esquerdo do mouse um segmento faz daquele arquivo/pasta o centro do círculo.
Clicar com o botão esquerdo do mouse o centro do círculo faz subir um nível acima.

Pode-se arrastar arquivos e pastas do Uso do Disco para outros aplicativos ou para a Área de Trabalho ou outra janela do Rastreador (Tracker) para copiar. Inversamente, volumes e pastas soltos na janela do Uso do Disco irá focar diretamente neles, tornando-os o novo centro do círculo.

Pode-se também utilizar o adicional do Rastreador a partir do menu de contexto de qualquer pasta para iniciar o Uso do Disco com aquele local em particular.