A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

installer-icon_64.pngInstalador

Deskbar:Aplicativos
Localização:/boot/system/apps/Installer
Definições:nenhuma


The Installer is used to copy Haiku onto another volume. You can use it to clone your currently running Haiku - with all installed software and all data and settings. And of course you use it for the initial installation after booting from install CD or USB drive, see the online Installation Guide.

Upon launch Installer displays a start window with important information. It's not a mindless EULA you're used to click away in the blink of an eye, it states:



Uma vez que tenha confirmado com Continue, será apresentado à janela principal:

installer.png

No primeiro menu pop-up escolha a fonte para a instalação. Pode ser um Haiku atualmente instalado ou pode vir de um CD de instalação, dispositivo USB, etc.
O segundo menu pop-up especifica o alvo para a instalação. Esta partição/volume alvo será completamente sobrescrito e deverá ser preparado previamente por uma ferramenta de particionamento como o GParted.

Clicando a pequena seta irá Exibir pacotes opcionais, se disponíveis, que pode-se escolher para instalar em adição ao Haiku básico.

Recomendamos fazer uma última verificação, se escolheu o alvo correto antes de iniciar o processo de instalação. Clique em Definir partições... para abrir a Configuração de Unidade e dar uma olhada na nomeação e disposição dos volumes e partições disponíveis.

Begin starts the installation procedure, which basically copies the /home/ and /system/ folder onto the target volume and makes it bootable.

index Ferramentas

No fim do procedimento de instalação, a partição torna-se automaticamente inicializável. Contudo, pode acontecer que outro sistema operacional ou ferramenta de particionamento (acidentalmente) sobrescreva o setor de inicialização do seu volume Haiku. Neste caso, inicialize seu CD de instalação e inicie o Instalador. Selecione sua partição de inicialização a partir do menu Para: Por favor escolha o alvo e selecione Escrever setor de inicialização do menu Ferramentas para torná-lo inicializável novamente.

O outro item no menu Ferramentas é utilizado para Configurar um menu de inicialização que põe um menu no setor de inicialização para escolher que sistema operacional inicializar. Veja o tópico Gerenciador de Inicialização para mais informações.
Não é preciso executar o Gerenciador de Inicialização se já utiliza um gerenciador como o GRUB, neste caso adicione o Haiku manualmente (ver acima), ou se o Haiku executa exclusivamente em sua máquina.