A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

midiplayer-icon_64.pngTocador de Midi

Deskbar:Aplicativos
Localização:/boot/system/apps/MidiPlayer
Definições:~/config/settings/MidiPlayerSettings


Como o nome sugere, o Tocador de Midi é utilizado para reproduzir arquivos de música midi. Arquivos midi são especiais, como eles não contém a música realmente digitalizado e em alguns casos codificada, mas apenas uma descrição dela: Mantenha esta nota para aquele trecho com este volume e use o instrumento X.
Enquanto isto mantém o tamanho do arquivo bem pequeno, também significa que dependendo da biblioteca de instrumentos (a tão falada "Fonte de Sons") o resultado pode diferenciar enormemente. Igualmente, estas Fontes de Sons tendem a ser bastante grandes, cada vez mais com o número e a qualidade das amostras de instrumentos.

Haiku releases include a small but relatively high quality SoundFont. People who use MIDI more seriously often already have very high quality or custom SoundFonts.

To use other SoundFonts (that don't come installable via HaikuDepot as a HPKG), just copy the .sf file to e.g. ~/config/non-packaged/data/synth/. You can select the active SoundFont in the Media preferences under MIDI.

midiplayer.png

A interface do Tocador de Midi é muito simples. Apenas dê um duplo clique ou arraste e solte um arquivo midi e a reprodução começa. Vontrole o volume com o botão deslizante e adicione efeitos de reverberação a partir do menu pop-up Reverberação. Ativar o scope irá exibir uma visualização em forma de um osciloscópio executando no topo.