A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

processcontroller-icon_64.pngControlador de Processos

Deskbar:Miniaplicativos da área de trabalho
Localização:/boot/system/apps/ProcessController
Definições:nenhuma

ProcessController appletThe primary task of the ProcessController applet is to show the activity of your CPU(s) and the amount of used memory. It allows monitoring of individual teams, change their priority, and kill them if the program freezes. In multiprocessor environments it allows you to disable individual processors/cores.
ProcessController allows putting the system into a Power saving mode, at the cost of a slightly increased latency.

Indicadores à esquerda exibem o uso de cada CPU, enquanto a barra à direita exibe o consumo de memória. Lembre-se que o número de indicadores depende do número de processadores/cores no computador.

Se ainda não estiver executando, carregar o Controlador de Processos pergunta se deve abrir em modo de janela ou como ícone na Deskbar. No modo de janela pode-se redimensionar a barra de exibição redimensionando a janela e então utilizar a alça do Replicante para arrastá-lo para a Área de Trabalho.
Onde quer que esteja instalado, é operado através do menu de contexto acionado pelo clique com o botão direito do mouse.
Para remover o miniaplicativo novamente da Deskbar, desmarque Ao vivo na Deskbar no seu menu de contexto.

Fechar um aplicativo

ProcessController - Quit an application

Para fechar um aplicativo apenas escolha seu nome do menu Fechar um aplicativo. Este é um modo limpo de fechar aplicativos, como se clicando seu botão de fechar. Seja cuidadoso para não fechar processos de sistema como servidores ou daemons, entretanto. Seu sistema pode certamente parar de funcionar.

Uso da memória

ProcessController - Memory usage

A monitoração da utilização da memória pode ser muito inexata.

Este menu permite monitorar o uso da memória de diferentes teams no seu sistema. Próximo ao n ome do team existem duas colunas: a primeira com a quantidade reservada para memória gravável, enquanto a segunda mostra toda memória incluindo o espaço de apenas leitura (bibliotecas compartilhadas por exemplo).

A primeira linha Recursos de sistema & caches... exibe a quantidade total de memória utilizada pelo sistema e todos os aplicativos. A extensão da barra azul é baseada no total de memória física no seu computador. As próximas linhas mostram a memória utilizada em cada processo. Note que a extensão da barra é baseada apenas na parte realmente utilizada da memória.

Memória utilizada apenas por dado aplicativo (com acesso de escrita)
Memória incluindo espaco de apenas leitura (pode ser compartilhada com outros aplicativos)

Processos e utilização da CPU

Este menu permite alterar prioridades de processos, matar teams ou depurá-los.

Alterações através dos comandos neste menu atingem profundamente o sistema e podem causar perdas de dados e instabilidade do sistema. Mantenha a mão do mouse firme!
ProcessController - Priority
Código do kernel
Código do usuário
Processo ocioso

No primeiro nível vê-se nomes de teams. Clicando em um, pode-se matar o team inteiro. A parte azul escura da barra é o tempo gasto no código do kernel, a parte azul clara no código do usuário, a parte verde no(s) processo(s) ocioso(s). Uma barra completamente preenchida com azul significa que o team está utilizando todo o poder de processamento.

O segundo nível mostra processos particulares de um team. Clicando em um, pode-se depurá-lo ou matá-lo. Uma barra completamente preenchida com azul significa que o processo está prendendo um processador/core.

O último nível do menu permite alterar a prioridade do processo. Seja cuidadoso com isso! Como uma regra de ouro, a prioridade de um processo deve ser inversa a sua utilização da CPU. Isto é, quanto mais ele tenta reivindicar tempo de CPU, mais baixa deve ser sua prioridade. Em geral, não bagunce as prioridades de um aplicativo; entre em contato com seu autor, este é seu trabalho.