A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

workspaces-icon_64.pngEspaços de Trabalho

Deskbar:Miniaplicativos da área de trabalho
Localização:/boot/system/apps/Workspaces
Definições:~/config/settings/system/app_server/workspaces
~/config/settings/Workspaces_settings - Armazena a posição da janela do painel.


workspaces.png

Você vai encontrar o miniaplicativo Workspaces juntamente com outros nos miniaplicativos da Área de Trabalho no Deskbar. Ele mostra uma versão em miniatura de todos os espaços de trabalho. Existem várias opções disponíveis no menu de contexto da janela do aplicativo, são todas muito auto-explicativas.
Mudando a quantidade de espaços de trabalho... abrirá as preferências de Tela onde você pode mudar o número dos espaços de trabalho e a forma como são arranjadas (quantas linhas e colunas).

Uma vez que o miniaplicativo é um Replicante, pode-se redimensionar a janela como desejada e então arrastar e soltá-la na área de trabalho (certifique-se que Exibir replicantes esteja ativado no menu da Deskbar). Segure a tecla SHIFT enquanto redimensiona para manter a taxa de amostragem da sua tela.

index Movendo-se pelos espaços de trabalho

Para mover uma janela, você simplesmente deve arrastá-la para outra área de trabalho virtual dentro do Workspaces. A vantagem disso é que você não precisa sair da atual área de trabalho. Claro que isso só funciona bem quando não há muitas janelas na área de trabalho e quando seu alvo não está sob outra janela. Outra possibilidade é pegar a aba da janela e segurá-la enquanto se muda de área de trabalho clicando ALT Fx.

Para mais informações e mais atalhos de teclado sobre espaços de trabalho em geral, leia o tópico Workspaces.

Try this: Make the Workspaces window really big and hide the window tab and border. Now go to the Shortcuts preferences and assign CTRL ^ to the Workspaces applet (/system/apps/Workspaces).
Now you can quickly summon the applet with a key combo and equally quickly dismiss it again with ESC.

index Funcionalidade especial

O Workspaces oferece algumas funcionalidades adicionais quando a gente clica numa janela segurando essas teclas:

CTRLTraz a janela para o primeiro plano.
CTRL SHIFTMinimiza a janela.
OPTManda a janela pro plano de fundo.