A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

Atalhos e combinações de teclas

Por padrão, a tecla de atalho do Haiku, para chamar comandos a partir de menus por exemplo, não é a usual tecla CTRL, mas ALT. isto tem razões históricas, porque o BeOS era ligeiramente inspirado no MacOS. Após acostumar-se, ele realmente tem vantagens como por exemplo ALT C e ALT V integram discretamente no shell bash do Terminal, onde CTRL C fecha o processo em execução.

Em todo caso, pode-se alternar para a talvez mais familiaryou can switch to the maybe more familiar tecla CTRL nas preferências do Mapa de teclado. O guia do usuário sempre descreve a configuração padrão com a tecla de comando sendo ALT.

Se está em dúvida sobre quais teclas são as teclas OPT ou MENU em seu mapa de teclado/disposição de teclado particular, novamente utiliza as preferências do Mapa de Teclado. Lá pode-se ver que sinal é enviado ao pressionar uma tecla do teclado.

index Atalhos gerais

Eis uma tabela de muitos dos mais comumente utilizados atalhos que estão sempre disponíveis, mesmo que não haja um menu correspondente:

ALT FxAlterna para Espaço de trabalho X (Fx é a tecla de função correspondente àquele espaço de trabalho). Leva a janela ativa junto, adicionando SHIFT
CTRL ALT / / / Navega espacialmente nas linhas/colunas dos espaços de trabalho disponíveis. Adicione SHIFT para que uma janela ativa acompanhe.
OPTSegurando OPT enquanto arrasta uma janela próxima a outra guia de janela ou borda irá empilhar ou encaixá-las (veja capítulo GUI).
OPT / Cycles through the open windows within the current workspace.
CTRL ALT + botão esquerdo do mouseClique e arraste com o botão esquerdo do mouse para mover uma janela (veja capítulo GUI).
CTRL ALT + botão direito do mouseClique e arraste com o botão direito do mouse para redimensionar uma janela (veja capítulo GUI).
CTRL ALT ZAproxima uma janela para um tamanho alternativo (tamanho máximo para a maioria dos aplicativos).
CTRL ALT MMinimiza a janela ativa.
CTRL ALT HOculta (minimiza) todas as janelas do aplicativo ativo.
CTRL ALT FPuxa a janela ativa para a frente (apenas aplicável com a definição do mouse Foco Segue o Mouse).
CTRL ALT BEnvia a janela ativa para trás.
CTRL TABMantenha pressionado para acionar o Alternador.
CTRL ALT DELAbre o Monitor de Team.
ALT ESCInsere a barra de menu (sai com ESC).
ALT CCopia a seleção para a área de transferência.
ALT XCorta a seleção para a área de transferência.
ALT VCola o conteúdo da área de transferência.
ALT WFecha a janela ativa.
ALT QEncerra um aplicativo.
PRINTFaz uma captura de tela com atraso zero e carrega a janela de diálogo Captura de Tela.
SHIFT PRINTObtém uma captura de tela silenciosamente (sem abrir a janela de diálogo), enquanto ainda respeita as últimas definições utilizadas.
CTRL PRINTTambém obtém uma captura de tela silenciosamente com as definições salvas, mas ao invés de salvá-la como um arquivo, apenas copia para a área de transferência.

index Textediting shortcuts

Whenever you edit text – be it when renaming a file in Tracker, editing a file in StyledEdit, or chatting in Vision – there are some universal shortcuts:

ALT / or
OPT /
Jump word-wise through the text. (Note: It may be useful to get used to using the OPT combination. Then you're all set if some app already uses the ALT combination for another command.)
ALT BACKSPACE or
OPT BACKSPACE
Word-wise removing the text to the left of the cursor.
ALT DEL or
OPT DEL
Word-wise removing the text to the right of the cursor.
HOMEJumps to the beginning of the line.
ENDJumps to the end of the line.
ALT HOMEJumps to the beginning of the document.
ALT ENDJumps to the end of the document.

Holding SHIFT additionally when using the above key combinations will select the text between the cursor jumps.

index Atalhos para navegação no Rastreador

Adicionalmente aos atalhos gerais, eis algumas mais para navegação com o Rastreador:

ALT Abre a pasta pai.
ALT or ENTERAbre a pasta selecionada.
OPTSegurando-o enquanto abre uma pasta fechará automaticamente a pasta pai. Isto também funciona ao navegar com o mouse.
MENUAbre o menu do Deskbar (sai com ESC).
ALT ZDesfaz a última ação. O histórico de desfazer é limitado apenas pela memória disponível. Observe, porém, que isto funciona apenas para ações no arquivo em si, atributos alterados e configurações de permissão não podem ser desfeitos com isto. Também, uma vez que um arquivo é removido do Lixo, já era.
ALT SHIFT ZRefaz a ação que acabou de reverter com ALT Z.
SHIFT + Roda do mouseAo rolar através de uma longa lista de arquivos em uma janela do Rastreador ou quando está navegando por submenus, isto acelerará as coisa ao fazer rolagem de página inteligente.

index Atalhos no Terminal

ALT + left clickLeft-clicking on a path or URL while holding ALT opens it in the preferred application, e.g. folders in Tracker, pictures in ShowImage. You can limit the selected path by additionally holding SHIFT.
ALT NAbre outra sessão do Terminal em uma nova janela.
ALT TAbre outra sessão do Terminal em uma nova guia.
ALT 1, 2, 3 ...Alterna para a guia correspondente.
ALT TABAlterna para a próxima janela do Terminal.
SHIFT / Alterna para a guia da esquerda/direita.
ALT SHIFT / Move a guia atual para a esquerda/direita.
ALT + / -Aumenta/Diminui o tamanho da fonte.
ALT ENTEREntra/sai do modo de tela cheia.
SHIFT / Rola a saída do Terminal para cima/baixo uma linha.
SHIFT Page↑ / Page↓Rola a saída do Terminal para cima/baixo uma página.
TABPreenchimento com a tabulação. Após inserir algumas letras, pressione TAB uma vez para auto-completar um nome de arquivo ou caminho. Se existe mais do que uma opção, ele pára onde o nome começa a diferenciar e você tenha acrescentado mais algumas letras para distingui-los mais. Pode-se também pressionar TAB duas vezes para ter todas as opções listadas.
/ Move para cima ou para baixo num histórico de todos os comandos previamente inseridos.
CTRL RBash history. All the commands you enter are stored in the file ~/config/settings/bash_history. Press CTRL R and start to enter a command and you'll be provided with the first match from the bash history. Keep pressing CTRL R until you find the right command line and press ENTER to execute it.
CTRL CPara o comando atualmente em execução.
CTRL DFecha a atual sessão do Terminal.

index Outras combinações de teclas

Pode-se adicionar ou remover ítens para/de uma seleção segurando uma tecla modificadora enquanto clica em uma entrada (ou arquivo no caso do Rastreador).

SHIFTIsto irá selecionar tudo entre o primeiro item selecionado e aquele no qual clicou.
ALTAdiciona ou remove o ítem que está clicando a partir da seleção.

Em uma janela do Rastreador, se começar a digitar, o Rastreador rola e seleciona o arquivo que melhor preenche sua pesquisa incremental. Se não houver arquivo iniciando com as letras digitadas, Arquivos que contenham a sequência da pesquisa em algum lugar do seu nome ou outros atributos mostrados são selecionados. Esta pesquisa not diferencia maiúsculas de minúsculas.
As letras digitadas aparecem na parte inferior à esquerda, onde normalmente o número de itens é listado. Após um segundo ela volta e pode-se iniciar uma nova pesquisa incremental.
Ao invés de pular para a primeira ocorrência da sequência de pesquisa, o Rastreador pode ser configurado para filtrar todos os arquivos não coincidentes. Veja o tópico em filtragem de auto-preenchimento.