The translation of this page isn't yet complete. Until it is, unfinished parts use the English original.
Índice
Welcome to Haiku!
Getting to know the system
Beware of Bugs
Installing Haiku and updating
Installing new software
A localized Haiku
Wifi in Haiku
Getting to know the API
Getting in contact

Bem-vindo ao Haiku!

Thanks for checking out Haiku! This is our seventh public release. We hope to attract new developers to our project and give users a chance to check out Haiku. While this third beta release includes all major features planned for the final Haiku release, it still has bugs and a few rough edges that need further polishing. However, we think that this release is quite usable and hope it lets you discover Haiku's great potential and that you share our excitement.

Visite o site do nosso projeto em Haiku-os.org para saber das últimas notícias e comunicados.

index Conhecer o sistema

Ainda que as primeiras versões do Haiku sejam muito semelhantes ao BeOS R5, o sistema operativo que está a reimplementar, há muitas novidades e melhoramentos que foram desenvolvidos pela equipa do Haiku ao longo dos anos. Portanto, quer tenha sido utilizador do BeOS, quer seja um novo utilizador, dê uma olhada nestas ligações:

Haiku Quick Tour

Haiku User Guide

For more interactive help and support, become part of the Haiku community and join our forums and chat channel.

index Cuidado com os Bugs

Estivemos a trabalhar arduamente para corrigir bugs potencialmente críticos, entretanto, por ser uma versão beta, é natural que ainda existam alguns à espera de serem descobertos.

Desencorajamos o uso de versões beta como sistemas de produção. Os seus dados poderiam ser seriamente alterados, corrompidos ou completamente destruídos. Mantenha as suas cópias de segurança atualizadas!

Uma das principais razões para lançar uma versão beta é para cativar mais pessoas para testar o sistema e descobrir falhas ou oferecer sugestões para futuros melhoramentos. Por favor relate erros e sugestões de melhoramentos no nosso sistema de acompanhamento de bugs, depois de usar a nossa ferramenta de pesquisa, para evitar duplicados.

index Installing Haiku and updating

If you haven't already, our online Installation Guide explains how to prepare a partition and install Haiku on your harddrive.

A atualização do Haiku, bem como dos pacotes de terceiros, é feita com a aplicação SoftwareUpdater. Quando terminar, reinicie.
Para saber mais detalhes, consulte o guia Updating and downgrading your system (atualizar e reverter atualizações do seu sistema) no nosso website.

index Instalar mais software

A maior parte do software disponível pode ser descarregado e instalado com a aplicação HaikuDepot que vem com o Haiku.
Por causa da sua compatibilidade de código e binária, muitas aplicações do BeOS podem ser também executadas no Haiku. Muitas delas foram reempacotadas para o Haiku ou ainda correm sem modificações. Encontrará mais informações sobre como instalar novos programas no capítulo Aplicações do guia do utilizador.

Há várias coleções de software baseadas na comunidade. Consulte a página Software Sites no nosso website.

index A localized Haiku

Haiku has been translated to dozens of languages and supports a multitude of keymaps. When booting Haiku for the first time you can set language and keymap. These settings can be changed at any time with the Locale and Keymap preferences.
The HaikuDepot application offers a number of input methods for Chinese, Japanese and Korean to download and install.

index Wifi no Haiku

O Haiku suporta redes sem fio encriptadas com WPA/WPA2 ou WEP e, claro, abertas ou não encriptadas. Por motivos relacionados com as diferentes políticas de licenciamento dos diversos fabricantes de hardware, pode ser necessário um processo de instalação manual de firmware. Encontrará mais informação sobre o hardware suportado, instalação de firmware e como aceder a uma rede sem fios na secção Passo a passo: Redes sem fios do Guia do Utilizador do Haiku.

index Conhecer a API

Uma vez que o Haiku é uma reimplementação, a API ainda é a mesma do BeOS R5 (com alguns acréscimos). Portanto, a documentação que consta do Be Book ainda é um recurso válido. Graças à ACCESS, que detém os direitos de antiga propriedade da Be Inc., temos permissão para fornecer uma cópia do be Book.
As divergências a partir da BeOS API e os acréscimos específicos do Haiku são reunidos no Haiku Book.

Há alguns recursos que lhe poderão ser úteis para ajudar a começar:

index Entrar em contacto

Entre em contacto com outros desenvolvedores e utilizadores, e junte-se às discussões no IRC (#haiku no web chat), nos nossos fóruns ou nas listas de discussão (mailing lists). Quando se juntam muitas pessoas diferentes, devem ser estabelecidas regras para manter efetiva a comunicação. Por favor, respeite a nossa Etiqueta nas Listas de Discussão.