A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

showimage-icon_64.pngExibir Imagem

Deskbar:Sem entrada, normalmente carregado via duplo clique em um arquivo suportado.
Localização:/boot/system/apps/ShowImage
Definições:~/config/settings/ShowImage_settings


Exibir Imagem permite ver imagens em todos os formatos que são suportados através dos Tradutores de Dados. Novos formatos são automaticamente reconhecidos quando seu tradutor é adicionado ao sistema. Isto é feito para arquivos de ícones vetoriais do Haiku, imagens do WonderBrush ou quando imagens WebP tornam-se disponíveis, por exemplo.
Exibir Imagem proporciona funcionalidades de edição mínimas para cortas, rotacionar e inverter imagens e para salvá-las em outro formato.

indexVisualização

showimage-view.jpg

O menu Visualizar permite iniciar um Slide show de todas as imagens em uma pasta (ou janela de resultado de consulta) e definir um Atraso de slide de 2 a 20 segundos.

Outros comandos aplicados à imagem atualmente mostrada (sem alterar o tamanho da janela):
Tamanho original exibe a imagem com um fator de aproximação de 100%.
Ajustar à janela encolhe a imagem dentro do quadro da janela, isto é após ter aproximado dentro dele ou após redimensionar a janela.
Aproximar e Afastar aproxima ou afasta a imagem em etapas de 10%. A aproximação também é feita com a roda do mouse; para rotacionar horizontalmente uma imagem maior do que a janela, simplesmente clique com o botão esquerdo e arraste o mouse.

Duas definições não se aplicam apenas à imagem atualmente exibida e são lembradas ao navegar de uma imagem para a próxima:
Aproximação em alta qualidade aplica um filtro muito rápido ao aproximar para reduzir linhas denteadas e produzir um resultado mais suave.
Esticar para a janela esticará imagens menores para preencher o quadro da janela atual.

E há um modo Tela cheia com uma opção para Exibir legenda no modo de tela cheia a qual sobrepõe o nome do arquivo na parte inferior da imagem.

Por último, Exibir barra de ferramentas irá exibir/ocultar os controles gráficos:

showimage-toolbar.png

From left to right: Previous image, next image, start slide show (in full screen mode), selection mode, original size, fit to window, zoom in, zoom out, previous and next page (when an image format like TIFF allows multiple pages in one file, see below).

Muitos dos comandos mais frequentemente utilizados também estão disponíveis a partir de um menu de contexto acionado pelo clique com o botão direito do mouse sobre a imagem. Conveniente quando em modo de tela cheia.

indexNavegando

showimage-browse.jpg

Após abrir uma imagem pode-se rapidamente navegar através de todas as imagens na sua pasta (ou janela de resultado de consulta) pressionando / ou /. Pode-se ver na janela do Rastreador a seleção mudar de acordo.

Existe uma maneira rápida para abrir a pasta de uma imagem atual e então navegar pela sua principal e subpastas. Ela funciona semelhantemente à navegação de pesquisa no Rastreador pelo clique na área de informação na barra de estado que exibe tamanho e formato da imagem atual.

Olhar no menu Navegar, exibe outro tipo de navegação: Alguns formatos de imagem, como o TIFF, podem conter muita páginas em um arquivo. Comandos como Primeira página e Próxima página permitem navegar por aquelas páginas.

indexEditando

showimage-edit.jpg

O menu Imagem oferece umas poucas manipulações de imagem necessárias para um visualizador de imagem: rotacionar e inverter a imagem. Observe, contudo, que a imaem real não será alterada. Apenas um atributo é adicionado ao arquivo, então ele será exibido rotacionado ou invertido da próxima vez que for aberto.

Utilizar como papel de parede... irá abrir as preferências do Papel de parede para definir a imagem atual como fundo de seus espaços de trabalho.

Cortar é outra funcionalidade necessária algumas vezes. Para definir o quadro para cortar, pode-se alternar para Modo de seleção a partir do menu Editar e arrastar uma caixa com o botão esquerdo do mouse. Se não deseja alterar os modos primeiro, pode criar esta caixa no "modo normal" simplesmente segurando CTRL enquanto arrasta com o botão esquerdo, o que de outra maneira apenas rotacionaria horizontalmente a imagem.
Limpar seleção ou ESC removerá a caixa de seleção.

O capítulo seguinte exibe como realmente salvar uma área recortada.

indexSalvando e convertendo

Para salvar ou converter uma imagem em qualquer formato disponível, pode-se chamar o item normal Salvar como... a partir do menu Arquivo, selecionar o formato e escolher um nome de arquivo.
Frequentemente mais rápido, especialmente quando a janela do Rastreador com a pasta de destino já está aberta, é usar o arrastar e soltar.

showimage-dnd.jpg

Esta é também a forma como o recorte acima mencionado é finalizado. Também selecione um quadro como descrito acima, ou escolha Editar | Selecionar tudo para a imagem inteira. Então arraste e solte a seleção na Área de Trabalho ou alguma janela do Rastreador para criar uma nova imagem do recorte no mesmo formato da imagem original.

Para salvar em outro formato de arquivo, arraste como botão direito do mouse e escolha um formato do menu de contexto quando soltar a imagem.

indexAtalhos de teclado

Aqui está uma lista dos atalhos mais úteis:

/ Imagem anterior
/ Próxima imagem
DELMover para a Lixeira
+Mais zoom
-Menos zoom
0Tamanho original (zoom em 100%)
1Ajustar à janela
ALT ENTERAlternar para o modo de tela inteira (também via clique duplo)
CTRLEnquanto pressionar CTRL, você poderá criar um quadro de seleção sem explicitamente alternar para o modo de seleção.