A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.
Índice
Montando volumes
Navegando
Aparência
Preferências do Rastreador
Trabalhando com arquivos
Estado da transação

Rastreador

O Rastreador é a interface gráfica para todos os seus arquivos. Ele permite que se crie novos arquivos e pastas ou localize, carregue e renomeie bem como copie ou elimine os já existentes.

Sendo um aplicativo como qualquer outro (a Área de Trabalho com seus ícones é justamente uma janela em tela cheia no plano de fundo), o Rastreador aparece com suas janelas na Deskbar e pode ser fechada e reiniciada. O modo mais fácil para fechar e reiniciar um Rastreador travado ou congelado (ou uma Deskbar instável) é chamar o Monitor de Equipe.

index Montando Volumes

Para acessar um disco rígido, CD, dispositivo USB, etc., deve-se montar o volume, ou seja, permitir ao sistema saber que ele está lá. Isto é feito com clique no botão direito do mouse na Área de Trabalho ou em um volume já montado (como o disco de inicialização) e escolher o volume a partir do submenu Montar. Localize o mesmo menu Montar na Deskbar.

drill-down.png

Existem também Definições pelo quais não é necessário montar tudo manualmente após cada incialização.
As definições acima irão montar automaticamente qualquer dispositivo de armazenamento conectado/inserido e também monta todos os discos na inicialização que foram montados previamente.

Before you disconnect e.g. a harddrive or USB stick, make sure you have successfully unmounted the volume and its icon has disappeared. This guarantees that all data transfer has finished. Otherwise you may lose data or corrupt the disk!
Haiku is able to mount non-BFS formatted volumes. Be warned, however, that these non-BFS filesystems haven't been rigorously tested. Writing to those volumes may cause corruption in some cases. If you want to be on the safe side, always choose Mount read-only when mounting!

index Navegando

Po padrão, ao dar duplo clique numa pasta, o Rastreador abre uma nova janela enquanto deixa a janela pai aberta. Isto pode levar rapidamente ao uma área de trabalho poluída.
Pode-se evitar isso pressionando a tecla OPT, o qual fecha automaticamente a janela pai.
Isto também é verdadeiro para a navegação via teclado. Para mais informações sobre o assunto, veja o tópico Atalhos e combinações de teclas.

Mover-se através de suas pastas é um dos principais propósitos do Rastreador, exatamente como os gerenciadores de arquivos em outras plataformas. O Rastreador do Haiku tem algumas funcionalidades únicas que que irão ajudá-lo a fazer isso mais eficientemente.

indexDescendo pelos submenus

Ao invés de clicar duas vezes para navegar pasta por pasta, existe uma maneira melhor:

drill-down.png

Clique com o botão direito do mouse numa pasta e no topo do menu de contexto usual encontrará um submenu da pasta atual que o permitirá navegar um nível abaixo. Apenas mova para a hierarquia inferior até encontrar o arquivo ou pasta que está procurando e clique nele para abrí-lo. A imagem acima mostra o conteúdo da pasta /boot/home/config/.
Se fizer como acima enquanto arrasta o arquivo consigo, ele será movido para onde eventualmente soltá-lo.

Um método similar pode ser usado a partir de qualquer janela do Rastreador:

window-drill-down.png

Clique na área na parte inferior à esquerda, onde o número de itens é listado, e obterá submenus para todos os níveis acima de sua localização atual. A partir daí pode-se descer através das pastas como de costume.

Observe que a Área de Trabalho é sempre o maior nível no qual o Rastreador exibe volumes montados. Então, se deseja ir para outro disco, deve-se primeiro navegar para o topo (Área de Trabalho) e atravessar para outro disco a partir de lá.


Obter-se-á a mesma navegação por submenu quando arrastar um arquivo sobre uma pasta. Após um breve momento de sobre a pasta, um submenu aparece e pode-se descer para seu destino. Se iniciou o arrasto com o botão direito do mouse, pode-se escolher entre copiar, mover ou vincular o arquivo ao soltar o mouse.

index Pulando para os arquivos com autocompletar

Você pode estar familiarizado com o conceito de gerenciadores de arquivos de outros sistemas operacionais: digitar as primeiras letras do nome do arquivo pulará para o primeiro arquivo que case com aqueles caracteres iniciais. O Haiku levou a ideia um passo além. Se não existe um arquivo começando com aquelas letras ele pulará para o primeiro arquivo incluindo a sequência em qualquer lugar no seu nome. E se não existe nada com a sequência em seu nome de arquivo, os atributos são pesquisados em seguida.

window-type-ahead.png

No exemplo acima, existem muitos arquivos começando com "Haiku logo", fornecer aproximações mais simples para completar é inútil. No Haiku, contudo, digitar "web" pula direto para sua primeira ocorrência em "Haiku logo - website". Os caracteres digitados aparecem no canto inferior esquerdo onde normalmente se encontra o item de contagem de todos os arquivos na pasta. Um segundo após digitar um caractere, a exibição volta ao normal e está pronto para uma nova pesquisa por autocompletar.

index Filtragem do autocompletar

Ao invés de pular para um arquivo enquanto digita, existe também a opção de filtrar todos os arquivos que não combinam com sua sequência de autocompletar. Isto pode aumentar a precisão dramaticamente, especialmente ao lidar com pastas cheias. Ao usar SHIFT SPACE como delimitador, pode-se filtrar usando múltiplas sequências.
Contrariamente ao salto do autocompletar, a filtragem permanecerá até que se pressione ESC ou feche a janela (ou deixe a pasta se estiver utilizando a Navegação de Janela Única).
Este filtro de autocompletar é definido nas Preferências do Rastreador.

index Aparência

window-menu.png

As janelas do Rastreador oferecem três diferentes modos de visualização a partir do menu Janela:

O menu Janela oferece uma quantidade de outras funções:

Sometimes you just want to rearrange a few icons without doing a complete Clean up (ALT K). In that case, you select these icons and start to drag them to their new location. Before you drop them there, keep ALT pressed. This will align the icons to the invisible grid.

The first column in List view mode determines the icon labels in Mini and Icon view mode. Normally, that's the file name, but you can just as well switch to List view, drag the Size column to the left and have the icons labeled with their size when switching back to Icon view mode. Neato!

O resto das funções é auto-explicativa, deixando as preferências do Rastreador.

index Preferências do Rastreador

Janela | Preferências... abre uma caixa de diálogo que oferece uma quantidade de definições que, quando não óbvias, devem tornar-se claras assim que experimentadas. Uma vez que todas as definições são aplicadas ao vivo, ver-se-ão as mudanças imediatamente.
Então, resumindo, as definições não tão óbvias:

Esta caixa de diálogo, a propósito, está também disponível como Rastreador a partir das Preferências da Deskbar.

index Trabalhando com arquivos

Quando chamado em um arquivo selecionado, a maior parte dos comandos do menu Arquivo são também oferecido no menu de contexto ao clicar com o botão direito do mouse naquele arquivo.

Como de costume, os comandos são bastante claros.

index Estado da transação

Ao copiar mover ou eliminar arquivos, o Rastreador exibe seu progresso com uma janela de estado. Se iniciar mais de uma transação, cada tarefa tem sua própria exibição de estado.

transaction-status.png

À direita estão dois botões para pausar ou parar inteiramente uma transação. Algumas vezes pode ser útil pausar temporariamente uma transação grande. Por exemplo, pode ser necessário para iniciar rapidamente um aplicativo grande. Copiar grandes quantidades de dados estrangula a banda de IO de seu disco rígido e por isso atrasa seu fluxo de trabalho.