Adicionais do Rastreador

Aplicativos podem instalar adicionais assim podem ser chamados facilmente numa seleção de arquivos a partir do Rastreador. Apenas os adicionais que podem manusear um tipo de arquivo específico são apresentados sob Adicionais a partir do menu de contexto ou do menu Arquivo de uma janela do Rastreador. Alguns adicionais não necessariamente precisam de um arquivo para funcionar e são, assim, sempre presentes.

Novos adicionais do Rastreador que não vêm como parte de um pacote .hpkg regular, podem ser instalados copiando-os dentro da respectiva pasta non-packaged (veja o tópico Disposição do Sistema de Arquivos):

/boot/system/non-packaged/add-ons/Tracker/    para adicionais disponíveis para todos os usuários.
/boot/home/config/non-packaged/add-ons/Tracker/    para adicionais disponíveis apenas para você mesmo.

O nome de arquivo de um adicional pode ser sufixado com um travessão e uma letra maiúscula e é então disponbilizado através de tecla de atalho. Por exemplo, Abrir Pasta Alvo-O abre com ALT OPT O.
Naturalmente, deve-se ter cuidado com possíveis conflitos de atalhos quando decidir por um novo. Não se pode ter o mesmo para diferentes adicionais.

Adicionais do Rastreador do Haiku

Estes Adicionais do Rastreador vêm com toda instalação Haiku:

Fundo-B Abre as preferências de Fundo para alterar a cor ou imagem da Área de Trabalho ou de qualquer pasta. Chamado num arquivo de imagem, a janela de diálogo do Fundo é carregada com aquela imagem já carregada como um fundo potencial.
Uso do Disco-I Inicia o aplicativo Uso do Disco com a pasta atual como base.
Tipo de Arquivo-F Chamado sobre um arquivo, abre sua janela de diálogo Tipo de Arquivo específica, do contrário as preferências gerais do Tipos de Arquivos são carregadas.
Abrir Pasta Alvo-O Pode apenas ser utilizado em um arquivo vinculado e abrir a pasta onde fica aquele arquivo.
Pesquisa de Texto-G Inicia o aplicativo Pesquisa de Texto para procurar uma sequência na pasta selecionada (e suas subpastas).
ZipOMático-Z Uma seleção de arquivos será adicionada a um arquivo compactado zip, chamado sem uma seleção abre uma janela de diálogo para criar um arquivo compactado via arrastar e soltar.