A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.
Índice
A janela Encontrar
Consultas básicas - "por Nome"
Consultas avançadas - "por Atributo"
Consultas ainda mais avançadas - "por Fórmula"
A janela de resultado
Modelos de Consulta

Consultas

Uma consulta é uma pesquisa de arquivos baseada em atributos e pode ser realizada dentro do Rastreador ou no Terminal. As consultas são salvas em /boot/home/queries/ e por padrão após sete dias são eliminadas. Note que estas não listas estáticas resultantes de sua pesquisa, mas são as fórmulas de consulta que ativam uma nova pesquisa toda vez que abertas.
Ainda melhor, não é preciso duplo clique para refazer uma consulta. Pode-se aprofundar uma consulta salva assim como qualquer pasta com o clique do botão direito do mouse sobre ela e navegar através dos submenus.

index A janela Encontrar

Inicia-se uma consulta acionando o menu Encontrar... também a partir do menu da Deskbar ou de qualquer janela do Rastreador ou da Área de Trabalho (que na realidade é uma janela em tela cheia do Rastreador). As teclas de atalho são ALT F. Será mostrada a janela Encontrar:

basic-query.png
  1. Seleciona consultas recentes ou salvas ou salva os parâmetros da pesquisa atual como Modelo de Consulta.

  2. Afina sua pesquisa a partir de Todos os arquivos e pastas para tipos de arquivo específicos.

  3. Define o método de pesquisa:
    • por Nome - uma pesquisa básica por nome de arquivo ou pasta
    • por Atributo - uma pesquisa avançada, especificando termos de pesquisa para um ou mais atributos
    • por Fórmula - uma pesquisa ainda mais avançada, pode-se fazer uma sintonia fina de um termo de pesquisa complexo
  4. Seleciona que dispositivos pesquisar.

  5. Insere o termo de pesquisa.

  6. Desmarque a caixa de verificação Temporário se não quiser que esta consulta se auto-destrua após 7 dias.

  7. Marque se sua pesquisa pretende Incluir a lixeira.

  8. Opcionalmente, insira um nome para esta pesquisa se deseja salvá-la.

  9. Pode-se arrastar e soltar o ícone em qualquer lugar para salvar uma consulta. Fazer isso com o botão direito do mouse, oferece a opção de salvar como modelo.

index Consultas básicas - "por Nome"

Se simplesmente deseja encontrar todos os arquivos e pastas em seus discos montados que atendem a certo padrão, simplesmente deixe o método de pesquisa em por Nome, insira o termo de pesquisa dentro da caixa de texto e pressione ENTER.

index Consultas avançadas - "por Atributo"

Pode-se criar consultas mais avançadas pela pesquisa dentro dos atributos de tipos específicos de arquivo. Para que funcione, estes atributos tem que estar indexados.

query-window.png

Comece por definir o tipo de arquivo a partir de Todos os arquivos e pastas para, por exemplo, Texto | Correio eletrônico e altere o método de pesquisa para por Atributo.

Isto adiciona um menu pop-up à esquerda da caixa de texto e os botões Adicionar e Remover abaixo dele. A partir do menu escolha qual atributo pesquisar. Com Adicionar e Remover pode-se consultar atributos adicionais ou removê-los novamente. Estes atributos podem ser logicamente vinculados com E/OU.

Façamos uma consulta de correio eletrônico como um exemplo:

query-window-filled.png

Esta é sua janela Encontrar quando está procurando por todas as mensagens que Clara Oswald enviou a você nos últimos dois meses com o assunto "sufflé" ou "impossible".
Como pode ver, procurar através de atributos baseados em tempo suporta algumas frases úteis: além de "últimos 2 meses", poderia também utilizar "hoje", "ontem", "Segunda-feira" ou "última Segunda-feira" (o que seria a Segunda-feira da semana passada), ou "últimos 2 minutos/horas/dias/semanas".
Uma boa maneira de reduzir o número de resultados de pesquisa.

index Consutlas ainda mais avançadas - "por Fórmula"

Digitar em uma consulta por fórmula à mão é assustador e realmente muito pouco prático. Mas tem seus usos.

Tome a consulta por atributo das mensagens de Clara sobre vibrafones acima. Se possui todos os atributos e seus termos de busca definidos, tente alterar para o modo por Fórmula mode e seja oprimido por esta sequência de consulta em uma linha:

formula-query.png

Mais uma vez como texto, editado para maior legibilidade:

(((((MAIL:from=="*[cC][lL][aA][rR][aA] [oO][sS][wW][aA][lL][dD]*")
       &&(MAIL:when>=%2 months%))
       &&(MAIL:subject=="*[sS][uU][fF][fF][lL][éÉ]*"))
       ||(MAIL:subject=="*[iI][mM][pP][oO][sS][sS][iI][bB][lL][eE]*"))
       &&(BEOS:TYPE=="text/x-email"))

Qual é a utilidade?

index A janela de resultado

Após iniciar uma pesquisa, a janela Encontrar será substituída por uma janela de resultado. Aqui está um exemplo que consultou por "_server":

result-window.png

Além do fundo cinzaa janela de resultado funciona exatamente como qualquer outra janela do Rastreador. Algumas coisas são dignas de nota:

Pode-se atribuir uma disposição de atributo sensível para resultados de consultas de um tipo de arquivo específico. Abra uma pasta contendo arquivos do tipo de arquivo para o qualque gostaria de criar um modelo e organize os atributos como gostaria de ter os resultados da consulta apresentados. Copie esta disposição com Atributos | Copiar disposição.

Abra /boot/home/config/settings/Tracker/DefaultQueryTemplates, crie uma nova pasta chamada grupo/tipo de arquivo, substituindo a barra com um sublinhado, por exemplo "audio_x-mp3". Abra a nova pasta e cole nela a disposição previamente copiada com Atributos | Colar disposição.

index Modelos de Consulta

Ao executar duplo clique numa consulta salva, a pesquisa de arquivo é iniciada e a janela de resultado abre imediatamente. Contudo, você pode não querer pesquisar com estes parâmetros de pesquisa exatos, mas utilizá-lo como ponto de partida para apenas ajustar levemente a fórmula.
Ao utilizar o item de menu Salvar consulta como modelo (veja (1) na captura de tela no topo) ou arrastar e soltar o ícone (10) em qualquer lugar com o botão direito do mouse, pode-se criar o referido modelo. Um duplo clique nele não irá abrir uma janela de resultado, mas a janela de diálogo Encontrar, dando a oportunidade para rapidamente alterar as sequências de pesquisa ou adicionar/remover atributos.

Onde quer que escolha salvar modelos de consulta, eles serão listados no menu da janela de diálogo Encontrar de consultas recentes.